domingo, 7 de dezembro de 2014

Virar a chave direto ou esperar apagar as luzes do painel?

Um velho ditado diz que a pressa é inimiga da perfeição. Mas como a impressão é que o dia está ficando cada vez menor, as pessoas não querem perder tempo em ações julgadas sem importância, como dar a partida no carro. O que parece um gesto automático (girar a chave), precisa ser feito de forma adequada para não ocasionar avarias no veículo e desgastar um item caro, que é a bateria. Consultamos especialistas para ensinar como dar a ignição de forma correta no carro para que você depois não tenha que perder horas na oficina.

Os manuais dos carros explicam que dar a partida no carro de qualquer forma pode desgastar a bateria e gerar um consumo excessivo. O recomendado é ligar o carro e esperar que todas as luzes do painel acendam e apaguem, indicando que o sistema reconheceu bem todos os comandos do veículo e a bomba de combustível foi ativada corretamente. Só depois dar a partida.

Caso o motorista abuse nas tentativas para ligar o automóvel repetidamente, pode ser gerado um defeito na central de reconhecimento. "Já recebemos veículos, por exemplo, com a luz de injeção acesa no painel, mas o problema não era na injeção e sim na central", explica o mecânico.

Os automóveis mais novos já possuem um sistema que corta a alimentação da bateria ao ar-condicionado durante os cinco segundos do reconhecimento da central, não sendo necessário desligar o ar condicionado, por exemplo, no momento da partida.
Passo a passo para ligar corretamente o carro:

1. Coloque a chave na ignição e ligue a parte elétrica do carro, sem dar a partida no motor
2. Espere todas as luzes do painel acenderem
3. Depois de, em média, cinco segundos as luzes indicadoras vão se apagar
4. Verifique se o farol está desligado, bem como os comandos elétricos do carro
5. Aperte o pedal da embreagem (se for um carro automático, o pedal do freio)
6. Não esqueça do cinto de segurança e verificar se os espelhos estão na posição correta

2 comentários:

Unknown disse...

7. vire a chave completamente e mantenha a mesma rotacionada até que o veiculo se mantenha ligado pelo motor a combustão.

.... Só faltou isso...rs

Unknown disse...

Verdade