segunda-feira, 28 de outubro de 2013

Como Melhorar o Aprendizado de um Novo Idioma

Muitas pessoas tem a ânsia de aprender um novo idioma e sonha em um dia ter a habilidade de falar com fluência a nova língua escolhida. Você já começou a fazer sua parte?

Há algumas atitudes que você sozinho pode tomar para começar a exercitar seu cérebro a entender um novo idioma.

Entenda o processo de aprendizagem
Quando as crianças novinhas aprendem desde pequenas uma nova língua elas usam o que chamamos de “competência linguística”, é o ato de aprender por tudo aquilo que seja informação exterior e cuja assimilação vem no dia a dia pelo uso. O que quer dizer que elas ouvem, visualizam e repetem. É o caso de crianças bilíngues, que desde cedo são expostas à um universo de informação em duas línguas.

É claro que essa ação não se enquadra nos adultos, porque no nosso caso o raciocínio demanda uma justificativa das ações, o que quer dizer que quando tentamos aprender uma nova língua queremos entender a gramática, pensamos dentro de uma lógica e queremos assimilar o porquê de todos os detalhes.

É por isso que é tão importante conhecermos as regras, memorizar vocabulários, analisar situações e estudar. Aí é que está o detalhe, se atermos nossa atenção somente neste ponto, perdemos algo muito importante que é a tal da competência linguística que tínhamos quando criança. O processo de aprendizado linguístico é muito complexo, mas às vezes falta dedicação à atividades simples.

Quando você escolhe um curso de inglês ou toma a decisão de estudar em casa, para isso há várias opções na internet de cursos de inglês online, preencha a sua vida com o novo idioma, esse é o segredo.

Atividade de listening
Ouvir o outro idioma é extremamente importante. Por isso dedique tempo a isso. A atividade de listening ativa o entendimento e melhora a pronuncia, é o momento de você se familiarizar com a fluência da língua.

Uma ótima dica são os audiobooks ou audiolivros disponíveis no mercado. São “livros falados” produzidos para quem está aprendendo em todos os níveis, para os estudantes de inglês, há desde beginers até up- intermadiate, iniciantes e avançados.

Aprenda uma língua com boa literatura
Algumas coleções são releituras de obras clássicas da literatura, o que ainda possibilita você abranger seu conhecimento literário. São produzidos com leituras teatrais e entonações que ajudam a prender o leitor à escuta, na maior parte dos exemplares o produto é completo incluindo o livro e o CD, o estudante pode acompanhar o texto ao mesmo tempo que ouve.
Os enredos são interessantes e a narração, na maioria dos casos, é profissional. Você ainda pode optar pelo autor preferido ou tipo de literatura que mais agrada, como ficção ou romance.

Quem reclama de falta de tempo o audiobook também preenche esse espaço já que pode ser escutado ao mesmo tempo em que você realiza outra atividade, dirigindo seu carro por exemplo, arrumando a casa etc.

Essa atitude de diminuir a distância entre você e a língua deve ser uma atividade diária e deve ser exercitada sempre. Se você ainda não pode fazer um intercâmbio traga a língua até você.

Cinema e música
Poucas são as pessoas que não gostam de assistir filmes, não deixe de ouvir o áudio dos filmes no seu original, prefira filmes legendados do que os dublados em português, mesmo que você ache que não entende no começo, mas o seu cérebro está recebendo aquela informação e quando repetida, unida ao estudo, trará resultado.

Há um vasto universo musical em línguas estrangeiras, faça um seleção de cantores que você gosta e passe a escutar com mais frequência. Lembre-se que todas as suas atitudes que façam você próximo do idioma vão ajudá-lo a melhorar seu desempenho.
Quais as dicas que você daria para melhorar o aprendizado em um novo idioma?

Texto escrito por Roberta Clarissa Leite para o blog Dicasbacanas, a autora escreve também para o  Quatro Cantos do Mundo e SeguroViagem.

Nenhum comentário: